Scrapbook Club: criatividade em comunidade
Um espaço para todos os viciados em guardar "coisinhas bonitas" e dar-lhes um propósito. Para todos os amantes de washi-tapes, carimbos, fitinhas. Para todos os que têm o bichinho da criatividade.
O Scrapbook Club junta pessoas com vontade de criar, que não o querem fazer sozinhas, apreciam o convívio, o bom ambiente, e a descontração que uma atividade criativa traz. Permite preservar as nossas melhores memórias para sempre, criando a nossa história visual, descomprimir, e fazer experiências sem a pressão do julgamento.
Ainda para mais, faz bem à saúde, visto que um estudo recente descobriu que criar arte ajuda a reduzir os níveis de cortisol em excesso, gerados pelo stress contínuo do dia-a-dia.
Acontece uma vez por mês, sendo mais fácil de encaixar nas nossas agendas ocupadas, na Arte D’Esborratar, um local inspirador, no Pinhal Novo. Podem ver no google maps onde fica.
Durante 2 horas e meia de um sábado, entre as 14h30 e as 17h, estaremos simplesmente a criar o que nos apetecer, com os materiais que levarmos para representar as nossas memórias e os que teremos disponíveis para o workshop. Papéis, revistas para recorte, cartões, autocolantes, carimbos, e até eva para fazerem as vossas próprias impressões*. Eu estarei a orientar e a ensinar alguns pequenos truques para criar as páginas, mas também a criar, num verdadeiro sentido de comunidade e igualdade. Uma troca de experiências, em que ninguém é melhor que ninguém, mas cada um é único e valorizado por isso.
Ah! E vamos ter snacks disponíveis, para ninguém ficar com o estômago a dar horas.
Mínimo de participantes: Precisamos de um mínimo de 5 pessoas para fazer acontecer, e acolhemos no máximo 10 participantes, para promovermos um ambiente mais intimista.
São 30€/mês. Mas se quiseres inscrever-te já em vários meses, de forma a reservares o teu lugar, fica a 25€/mês.
Aqui seguem as datas que temos definidas, para cruzares com a tua agenda:
26 de Julho
16 de Agosto
20 de Setembro
18 de Outubro
estamos a definir as restantes datas, mas vamos atualizando por aqui
*cadernos não incluídos, mas se quiserem que sejamos nós a fornecer, digam e combinamos.
Interessades?



Descontrair, conectar, preservar memórias
Aqui há uns anos, no início do nosso namoro (portanto há uns 8 anos atrás), ofereci ao Pedro um caderno para irmos colocando mementos dos nossos encontros. Bilhetes de cinema, de viagens, cartões de visita de restaurantes e de locais onde ficámos ou que visitámos, etc. Íamos lá colando estas coisas e deixando os nossos comentários sobre a experiência. Claro que com o passar do tempo, e a correria da vida, a coisa descambou um bocado. Temos um caderno cheio de coisas por colar. Mas continuamos a guardar estes mementos da nossa história em comum, e quando dá pegamos neles e vamos organizando. Até a mim me veio a lágrima ao olho. Bonito, não é?
Sim, por vezes a falta de tempo mete-se no meio. Mas também vamos encontrando tempo para voltar aqui. E termos algo que sirva de desculpa para cuidar da relação (com os outros e connosco), descontrair e preservar as nossas memórias ajuda a arranjarmos esse tempo.
O que tem de bom é que é uma atividade sem pressões, e pode ser super descontraída, divertida, terapêutica, simplesmente criativa, ou cheia de significado. Depende do que precisamos na altura e das ideias que vão surgindo.
Gostavas de experimentar, mas não queres fazê-lo sozinha? É para isso que existe o Scrapbook Club!
O Benefícios
Um dos primeiros benefícios é que criar arte, qualquer que seja, durante pelo menos 45 minutos ajuda a reduzir o stress e os níveis de cortisol (hormona gerada pelo stress). No estudo publicado pela revista Art Therapy (2016), 75% dos participantes beneficiaram de atividades artísticas, independentemente da idade (estudo incluiu pessoas entre os 18 e os 59 anos) e experiência artística - ou seja, não precisavam de ser bons, para colherem os benefícios.
Podem ler um pouco mais sobre o estudo aqui.
O cortisol é necessário em certa medida para “funcionarmos” - por exemplo, de manhã os níveis são mais elevados para nos dar um boost de energia necessário para iniciarmos o dia. (especialmente cerca de hora e meia após acordarmos)
No entanto, o corpo também gera cortisol em resposta ao stress. É uma questão de sobrevivência - antes o stress era um indicador de perigo, logo era bom termos mais cortisol, momentaneamente, para termos mais energia para fugir ou reagir. No entanto, o stress prolongado pode levar a níveis elevados de cortisol. Esse excesso causa sintomas como aumento de peso, cansaço, insónias, dificuldade de concentração, entre outros. Também é possível usar o stress a nosso favor - mas depende muito de como reagimos e encaramos as coisas, sendo mais difícil de fazer.
Regra geral, e como em tudo na vida, o equilíbrio é a chave.
Num mundo em que vivemos maioritariamente agarrados à tecnologia, a consumir informação em barda, não é apenas o cortisol que precisa de ser gerido. Nem o vício em dopamina. É também a necessidade de ligações reais, no mesmo espaço físico, com outros seres humanos. E não há nada melhor do que encontrarmos grupos na nossa comunidade com quem temos algo em comum e com quem podemos fazer atividades.
Esse é um dos propósitos do Scrapbook club, juntar pessoas diferentes, num local descontraído, onde podem desfrutar de uma atividade de que gostam, juntas. Pelo meio podem conversar, criar conexões, e aprender umas com as outras.
Além disso, é uma forma muito gira de preservar memórias queridas, e uma forma fácil de nos expressarmos criativamente sem tensões - não há certo ou errado.
Dá para todos - independentemente de não “terem jeito” ou saberem desenhar.
Parece-te bem? Junta-te ao Scrapbook Club!